
-
Arquitetos: Arquipélago Arquitetos
- Área: 190 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a 100 metros acima do nível do mar, no bairro do Caboclo, em Paraty a casa está imersa em um aclive natural de mata atlântica que se estende formando a Serra da Bocaina.


É a última cota em que se permite construir no município por proteção do patrimônio da paisagem da cidade pelo IPHAN, que preserva a configuração de serra vegetada verde em torno da cidade histórica caiada branca, as margens do mar.

Os desafios construtivos, sejam eles de transporte de materiais como de execução e implantação no local conduziram a uma arquitetura leve, em madeira industrializada que facilitasse o desejo de uma casa térrea nesse contexto de plano inclinado, a partir de poucos pontos de apoio no chão.


A construção foi pensada de modo lógico e sequencial em uma estrutura geométrica, que se contrapõe da envoltória natural: quatro vigas trianguladas formam pirâmides espaciais e organizam a base para a continuidade da obra com vigas e pilares. Essas vigas foram montadas no local, no chão e erguidas sobre os pilares de concreto.


Elevada do solo, acessada por uma passarela pela cota mais alta, está a nave da casa, uma imagem de um barco que flutua sobre a mata, estático, a 100 metros do nível do mar.































